ARTIGO
UMA "LADRA" CHAMADA PROCRASTINAÇÃO
Procrastinação? Talvez você não saiba a definição deste “palavrão”, mas tenho certeza que sua prática tem sido uma constante em sua vida! E o pior, tem “roubado” muitas de suas oportunidades, suas bênçãos!
Pense: Quantas vezes você precisou realizar uma atividade e deixou para fazê-la depois, arrumando desculpas para si e para outros do motivo de estar atrasando a sua realização? Pois é! Você procrastina! Quantos de nós já pronunciamos: “segunda eu começo o regime”; “vou iniciar minha caminhada”; “vou dar mais tempo para minha família”; “vou colocar minhas finanças em ordem”; “Darei mais importância a minha vida espiritual”... Pois é! Talvez já se passaram anos que falamos e falamos e até agora nada de começar. Então, consciente ou não, você tem sido um procrastinador!
O termo vem do latim: pro (adiante) crastinus (amanhã): passar para amanhã. Adiar, enrolar, postergar, delongar. Está relacionado com o famoso ditado: “Empurrando com a barriga!”. Estatísticas, em 5 anos de estudo, revelaram que 95% da população executa este hábito, sempre adiando algo.
Procrastinar, nos tempos corridos de hoje, acaba sendo um ato tão comum que em sua maioria passa despercebido. Nem sempre é um sinal de preguiça ou irresponsabilidade. O procrastinador geralmente prioriza coisas menos importantes, em vez de direcionar suas ações para aquilo que seria o essencial. Todavia existe pessoas que se tornam especialistas na arte de procrastinar e acham qualquer desculpa para não fazer as coisas que precisa, e o pior, querem e gostam do ato, são conscientes do “crime”.
Bem! Se não houver “policiamento”, este ato pode virar um hábito nocivo em nossas vidas e nos prejudicar em muito, nos roubando muitas coisas, seja na vida pessoal; como na profissional, especialmente o melhor de Deus para nós!
No universo do trabalho este hábito é bem notório, muitas vezes pela falta de gerenciamento de tempo; acúmulo de serviço... e pelos muitos procrastinadores conscientes. É lógico que tem coisas que devido o grau de importância e prioridade acaba acarretando um “procrastinar do bem”. Então muito cuidado é pouco, pois este ato pode prejudicar uma empresa. Imagine, por exemplo, todos os profissionais procrastinando! “O financeiro não administrou o tempo e não fez o depósito que precisava; o operador de máquina, exausto, resolveu parar a produção que deveria ser entregue hoje; o técnico em manutenção, por ser fora de hora, não apareceu para arrumar a máquina...” Esses problemas acontecem; mas sua frequência poderá tornar-se desastrosa.
Então, reflita aí! Conscientize-se do poder deste ato, identifique-o em sua vida, crie estratégias e tome providências já. E não se esqueça: “não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje”, pois a consequência poderá não ser remediável, poderá ser tarde de mais.
Vamos lá! Determinação! Pare de enrolar e faça o que deve ser feito! Vença o gigante da procrastinação e não permita novamente que esta ladra roube mais, suas oportunidades!
“Deixe o hoje terminar para viver o amanhã!”
Marcos Luiz Gilioti
Psicólogo Organizacional e Clínico da Transcendência Consultoria – Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - CRP: 06/77023
(marcos@transcendencia.net – 9.9755-2727 Vivo / 9.9114-7027 Claro)